Dinâmicas em Grupo para Envolver as Famílias no Dia das Mães na Escola

O Dia das Mães é uma ocasião especial para celebrar o amor, o cuidado e o papel fundamental das mães na vida das crianças. Na educação infantil, essa data representa também uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços entre família e escola. Para isso, as dinâmicas em grupo para envolver as famílias no Dia das Mães na escola são ferramentas potentes e afetivas.

Neste artigo, você vai encontrar um guia completo com ideias de dinâmicas criativas, divertidas e significativas e alinhadas à BNCC, com orientações detalhadas para aplicação e descrição para inseri-las no plano de aula. O objetivo é que cada dinâmica proposta promova integração, empatia, memória afetiva e desenvolvimento de competências socioemocionais.


1. Dinâmica “Retrato da Mamãe”

Objetivo pedagógico: Estimular a expressão artística, a percepção visual e o reconhecimento afetivo.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Papel, lápis de cor, giz de cera, tintas, espelho, cavaletes ou pranchetas.

Como fazer:

Cada criança desenha sua mãe com os materiais disponíveis. Após a finalização, as mães devem identificar seu “retrato” entre os desenhos expostos. Em seguida, forma-se uma roda para que as crianças expliquem por que desenharam a mãe daquela forma.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Artes visuais, identidade e família.
  • Habilidade da BNCC: (EI02EF03) Expressar-se por meio das artes visuais utilizando diferentes materiais.
  • Avaliação: Participação, criatividade e reconhecimento.

2. Dinâmica “Jogo das Qualidades”

Objetivo pedagógico: Desenvolver a autoestima, o respeito e a empatia.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Cartões com palavras como “carinhosa”, “forte”, “divertida”, “inteligente” etc.

Como fazer:

As crianças escolhem, entre vários cartões, três palavras que acham que descrevem sua mãe. Em seguida, entregam a ela e explicam o motivo da escolha. A atividade é feita em roda, promovendo o compartilhamento de sentimentos.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Linguagem oral, sentimentos e valores.
  • Habilidade da BNCC: (EI03EO02) Expressar sentimentos, emoções e opiniões nas interações.
  • Avaliação: Clareza na comunicação e envolvimento afetivo.

3. Dinâmica “Corrente do Amor”

Objetivo pedagógico: Trabalhar o vínculo familiar, cooperação e escuta ativa.
Faixa etária recomendada: Todas as idades
Materiais necessários: Fita ou barbante para formar uma corrente, música ambiente.

Como fazer:

Forme uma grande roda com mães e filhos alternados. Passe uma fita de mão em mão. Cada pessoa que receber a fita diz uma qualidade da mãe ao lado. A dinâmica segue até fechar a “corrente do amor”.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Integração e oralidade.
  • Habilidade da BNCC: (EI03CG04) Demonstrar empatia e solidariedade nas interações.
  • Avaliação: Participação e demonstração de carinho.

4. Dinâmica “Entrevista com a Mamãe”

Objetivo pedagógico: Desenvolver a linguagem oral e a escuta ativa.
Faixa etária recomendada: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Cartazes com perguntas, microfone de brinquedo.

Como fazer:

As crianças fazem perguntas para suas mães, previamente ensaiadas: “Qual é sua comida preferida?”, “Qual a parte mais legal de ser minha mãe?”. As mães respondem e depois trocam de papel, entrevistando os filhos.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Linguagem oral e relações familiares.
  • Habilidade da BNCC: (EI03EO01) Relatar experiências e ideias com clareza.
  • Avaliação: Escuta atenta e comunicação afetiva.

5. Dinâmica “Dádivas da Mamãe”

Objetivo pedagógico: Estimular a gratidão, a escrita inicial e a representação simbólica.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Papéis em forma de coração, canetas, cordão para varal.

Como fazer:

As crianças escrevem ou desenham algo pelo qual são gratas às mães e penduram no varal. No final da dinâmica, cada mãe recolhe seu “coração de gratidão”.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Alfabetização emocional e escrita.
  • Habilidade da BNCC: (EI03EO03) Produzir marcas gráficas com intencionalidade.
  • Avaliação: Participação, clareza e criatividade.

6. Dinâmica “Caça ao Tesouro do Amor”

Objetivo pedagógico: Trabalhar cooperação, resolução de problemas e afetividade.
Faixa etária recomendada: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Pistas ilustradas, “tesouro” com bilhetes ou lembrancinhas.

Como fazer:

Forme equipes com mães e filhos. Dê uma pista inicial para encontrar o próximo local. Em cada parada, a dupla realiza uma tarefa afetiva: cantar, fazer mímica, contar uma história. Ao final, encontram o “tesouro do amor”.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Lógica, cooperação e afetividade.
  • Habilidade da BNCC: (EI03TS01) Formular e testar hipóteses na resolução de desafios.
  • Avaliação: Interação, criatividade e resolução conjunta.

7. Dinâmica “Adivinha Quem Sou?”

Objetivo pedagógico: Trabalhar percepção auditiva e reconhecimento pelo afeto.
Faixa etária recomendada: 3 a 5 anos
Materiais necessários: Vendas para olhos.

Como fazer:

A criança é vendada. As mães falam frases como “eu te amo”, “eu sou sua mãe”. A criança tenta descobrir qual voz é da sua mãe. Se errar, a brincadeira continua de forma leve e divertida.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Audição e afeto.
  • Habilidade da BNCC: (EI02ET05) Reconhecer-se como membro de um grupo familiar.
  • Avaliação: Participação e reconhecimento auditivo.

8. Dinâmica “Dança das Duplas”

Objetivo pedagógico: Estimular a expressão corporal e o vínculo afetivo.
Faixa etária recomendada: Todas as idades
Materiais necessários: Música animada e espaço amplo.

Como fazer:

Mães e filhos dançam juntos ao som de músicas divertidas. Ao parar a música, a dupla deve fazer uma pose criativa de carinho. Pode-se transformar em um “desfile” de gestos.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Coordenação e expressão.
  • Habilidade da BNCC: (EI03CG01) Movimentar-se com autonomia e ritmo.
  • Avaliação: Entrosamento e participação.

9. Dinâmica “Coração Musical”

Objetivo pedagógico: Estimular a escuta ativa, a criatividade e a oralidade.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Um coração de papel ou pelúcia.

Como fazer:

Semelhante à brincadeira da “batata quente”. Ao parar a música, quem estiver com o coração diz algo que ama em sua mãe ou conta uma história engraçada com ela.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Oralidade e sentimentos.
  • Habilidade da BNCC: (EI03EO02) Relatar experiências e sentimentos.
  • Avaliação: Participação, espontaneidade e criatividade.

10. Dinâmica “Painel das Famílias”

Objetivo pedagógico: Valorizar a diversidade familiar e fortalecer a identidade das crianças.
Faixa etária recomendada: Todas as idades
Materiais necessários: Fotos das famílias, cartolina, canetinhas.

Como fazer:

Cada família traz uma foto e monta um quadrinho com o nome e algo que gostam de fazer juntos. Os quadrinhos formam um painel coletivo exposto na escola.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Identidade, família e representação.
  • Habilidade da BNCC: (EI03ET03) Reconhecer-se como parte de diferentes grupos.
  • Avaliação: Participação da família e envolvimento da criança.

Considerações Finais

As dinâmicas em grupo para envolver as famílias no Dia das Mães na escola são mais do que momentos de diversão. Elas têm o poder de aproximar, fortalecer vínculos e transformar o ambiente escolar em um espaço de escuta, acolhimento e vivência afetiva.

Planejar e aplicar essas atividades com intencionalidade pedagógica é uma maneira sensível e eficaz de envolver as famílias na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outros professores e continue acompanhando o blog Brincadeiras Educativas para mais ideias de dinâmicas, brincadeiras e celebrações escolares cheias de significado!

Publicar comentário

Você pode ter perdido