Brincadeiras Lúdicas para Celebrar o Dia das Mães com Significado
O Dia das Mães é uma ocasião repleta de emoção e carinho, que pode (e deve) ser aproveitada pelas escolas de educação infantil para desenvolver atividades pedagógicas significativas. Mais do que presentes ou homenagens formais, as brincadeiras lúdicas para celebrar o Dia das Mães com significado oferecem oportunidades valiosas para fortalecer vínculos, trabalhar o desenvolvimento emocional e social das crianças, e envolver as famílias no ambiente escolar de maneira afetiva.
Neste artigo, você vai encontrar diversas ideias de brincadeiras planejadas especialmente para essa data, todas acompanhadas de seus objetivos pedagógicos, faixa etária recomendada, materiais necessários, passo a passo e sugestão de como incluir no plano de aula de forma alinhada com a BNCC.
Este conteúdo foi escrito com foco em SEO, otimizando o uso da palavra-chave “brincadeiras lúdicas para celebrar o Dia das Mães com significado” para atrair tráfego qualificado de professores, pedagogos e coordenadores escolares.
1. Roda do Coração
Objetivo pedagógico: Desenvolver expressão emocional, escuta ativa e oralidade.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Um coração de pelúcia ou papel, música suave.
Como fazer:
Forme uma roda com as crianças e as mães (ou apenas as crianças, caso seja uma atividade pré-evento). Ao som da música, o coração passa de mão em mão. Quando a música para, quem estiver com o coração deve dizer algo que ama em sua mãe.
Sugestão para plano de aula:
- Conteúdo trabalhado: Expressão oral, sentimentos e valores.
- Habilidades da BNCC: (EI03EO02) Relatar experiências vividas e sentimentos.
- Avaliação: Participação ativa, escuta e envolvimento emocional.
2. Caminho dos Afetos
Objetivo pedagógico: Trabalhar coordenação motora, linguagem simbólica e vínculos.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Cartolina colorida, adesivos em forma de coração, fita adesiva.
Como fazer:
Monte um “caminho” com pegadas de papel no chão. Em cada parada, a criança encontra um desafio afetivo: cantar uma música para a mãe, dizer um elogio, dar um beijo, fazer um desenho simbólico com o dedo no ar. A última parada é um grande abraço.
Sugestão para plano de aula:
- Conteúdo trabalhado: Expressão corporal e emocional.
- Habilidades da BNCC: (EI03CG04) Demonstrar empatia e interação com o outro.
- Avaliação: Participação, realização dos desafios e espontaneidade.
3. Caixa do Amor
Objetivo pedagógico: Estimular memória afetiva e representação simbólica.
Faixa etária recomendada: 3 a 5 anos
Materiais necessários: Caixa decorada, objetos simbólicos (mini brinquedos, utensílios, fotos, lenço, chaves, entre outros).
Como fazer:
A professora mostra um objeto por vez da “caixa do amor” e pergunta às crianças o que aquilo lembra em relação às mães. Por exemplo, uma colher pode lembrar a comida da mamãe. Cada resposta é valorizada e comentada em roda.
Sugestão para plano de aula:
- Conteúdo trabalhado: Memória afetiva e linguagem oral.
- Habilidades da BNCC: (EI02EO02) Comunicar sentimentos, lembranças e ideias.
- Avaliação: Participação e conexões estabelecidas.
4. Círculo de Cuidar
Objetivo pedagógico: Desenvolver empatia e percepção do cuidado.
Faixa etária recomendada: A partir de 4 anos
Materiais necessários: Bonecas, cobertores, escovas de cabelo, roupinhas de brinquedo.
Como fazer:
As crianças formam grupos e cuidam de bonecas como se fossem “filhos”, realizando gestos que aprendem com suas mães. Ao final, podem representar como suas mães cuidam delas e fazer uma roda de conversa.
Sugestão para plano de aula:
- Conteúdo trabalhado: Brincadeira simbólica e empatia.
- Habilidades da BNCC: (EI03CG03) Relacionar-se com os outros de forma respeitosa.
- Avaliação: Participação, envolvimento e compreensão do papel do cuidado.
5. Corrida da Carinho
Objetivo pedagógico: Estimular o movimento corporal e o reconhecimento do afeto.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Cartões com ações como “abraço apertado”, “beijo na bochecha”, “cócegas na barriga”.
Como fazer:
Monte um circuito com estações. Em cada parada, a dupla (mãe e filho) tira um cartão e deve realizar o gesto carinhoso. Ao final, ganham uma medalha de “dupla mais amorosa”.
Sugestão para plano de aula:
- Conteúdo trabalhado: Coordenação motora e afetividade.
- Habilidades da BNCC: (EI03CG02) Coordenar suas ações com as dos outros em atividades coletivas.
- Avaliação: Integração, alegria e espontaneidade.
6. Espelho da Mamãe
Objetivo pedagógico: Trabalhar percepção visual, atenção e memória.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Nenhum.
Como fazer:
A criança fica de frente para sua mãe e deve imitá-la como um espelho: movimentos, expressões faciais, gestos. Depois, elas trocam os papéis. Pode ser feito em roda ou individualmente.
Sugestão para plano de aula:
- Conteúdo trabalhado: Expressão corporal e escuta.
- Habilidades da BNCC: (EI03CG05) Reproduzir movimentos e gestos.
- Avaliação: Atenção, precisão nos gestos e empatia.
7. História da Minha Mãe
Objetivo pedagógico: Desenvolver linguagem oral e imaginação.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Papel, lápis de cor, microfone ou palco improvisado.
Como fazer:
As crianças contam “histórias” sobre suas mães: “Um dia, minha mãe virou uma fada…”. A ideia é que elas usem a imaginação misturada com a realidade. As falas podem ser apresentadas para as mães no palco.
Sugestão para plano de aula:
- Conteúdo trabalhado: Oralidade e criatividade.
- Habilidades da BNCC: (EI03EF04) Criar narrativas a partir de experiências pessoais.
- Avaliação: Clareza, sequência e envolvimento.
8. Lembranças da Mamãe
Objetivo pedagógico: Estimular a memória e a representação simbólica.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Argila, massinha ou papel machê.
Como fazer:
As crianças são convidadas a modelar um objeto que represente uma lembrança boa com suas mães: uma panela, um brinquedo, um café da manhã. Depois, apresentam para a turma.
Sugestão para plano de aula:
- Conteúdo trabalhado: Representação simbólica e coordenação motora fina.
- Habilidades da BNCC: (EI03EF02) Modelar e criar com diferentes materiais.
- Avaliação: Criatividade, associação simbólica e comunicação.
9. Correio do Amor
Objetivo pedagógico: Estimular escrita inicial e comunicação afetiva.
Faixa etária recomendada: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Papel, envelopes, caixa decorada.
Como fazer:
As crianças escrevem (ou desenham) cartinhas para suas mães e depositam em uma caixa de “correio do amor”. No dia do evento, as mães recebem essas mensagens.
Sugestão para plano de aula:
- Conteúdo trabalhado: Escrita e expressão afetiva.
- Habilidades da BNCC: (EI03EO03) Produzir marcas gráficas com significado.
- Avaliação: Clareza, intencionalidade e envolvimento.
10. Varal dos Sentimentos
Objetivo pedagógico: Trabalhar nomeação de sentimentos e conexões familiares.
Faixa etária recomendada: A partir de 4 anos
Materiais necessários: Barbante, prendedores, corações de papel com palavras (amor, cuidado, saudade etc.).
Como fazer:
Monte um varal na sala. As crianças escolhem um sentimento e penduram no varal explicando como esse sentimento se relaciona com suas mães.
Sugestão para plano de aula:
- Conteúdo trabalhado: Alfabetização emocional e linguagem.
- Habilidades da BNCC: (EI03EO01) Nomear e reconhecer sentimentos e emoções.
- Avaliação: Participação e associação correta.
Considerações Finais
As brincadeiras lúdicas para celebrar o Dia das Mães com significado têm o poder de transformar a experiência escolar em algo memorável, afetivo e educativo. Ao criar um ambiente acolhedor, divertido e repleto de simbolismo, o educador contribui para o desenvolvimento emocional das crianças, ao mesmo tempo em que fortalece a parceria com as famílias.
Use as sugestões acima para montar um planejamento pedagógico especial e tornar essa data ainda mais inesquecível. Se este conteúdo foi últil, compartilhe com outros educadores e continue acompanhando o blog Brincadeiras Educativas para mais ideias inspiradoras!
Publicar comentário