Brincadeiras indígenas para educação infantil: atividades lúdicas para o Dia dos Povos Indígenas

Introdução

O Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, é uma data fundamental para trabalhar a diversidade cultural nas escolas de educação infantil. Ao invés de apenas apresentar símbolos ou histórias, uma das formas mais eficazes de valorizar os povos originários é propor brincadeiras indígenas que conectem as crianças à cultura, aos valores e aos modos de vida desses povos.

Essas atividades não são apenas divertidas — elas carregam saberes ancestrais, promovem o respeito à diversidade, desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e sociais, e estão alinhadas à BNCC, especialmente nos campos de experiência como “O eu, o outro e o nós” e “Corpo, gestos e movimentos”.

A seguir, você encontrará 10 brincadeiras indígenas adaptadas para a educação infantil, todas com objetivo pedagógico, passo a passo completo e sugestões de como incluí-las no plano de aula para enriquecer sua prática no Dia dos Povos Indígenas — ou em qualquer momento do ano.


1. Corrida do Maracá

Objetivo pedagógico: Desenvolver coordenação motora e ritmo, estimular a escuta e o respeito à vez do outro
Faixa etária: A partir de 4 anos
Materiais necessários: Maracás (podem ser feitos com garrafa PET, grãos e fita adesiva)

Passo a passo:

  1. Forme duas ou mais equipes.
  2. Cada criança segura um maracá e corre até um ponto marcado no chão.
  3. No retorno, entrega o maracá para o próximo colega da equipe.
  4. Vence a equipe que concluir primeiro.

Variações:

  • Realizar com obstáculos leves (cones, cordas)
  • Inserir cantos ou sons durante a corrida

No plano de aula:

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem: Desenvolver controle corporal em movimento, explorar sons produzidos com instrumentos
Conteúdos: Brincadeiras com elementos sonoros e de revezamento


2. Jogo da Onça

Baseado em: Tradição do povo Bororo
Objetivo pedagógico: Trabalhar estratégia, atenção e socialização
Faixa etária: A partir de 5 anos
Materiais necessários: Tabuleiro (pode ser desenhado no chão com giz ou fita crepe), 1 peça para a onça (pedra ou tampinha) e 14 peças menores (feijões ou tampinhas de cor diferente)

Passo a passo:

  1. Uma criança representa a onça e outras as presas.
  2. As peças são colocadas nos pontos do tabuleiro.
  3. A onça tenta “comer” as presas pulando por cima delas; as presas tentam encurralar a onça.
  4. O jogo termina quando a onça não pode mais se mover ou quando come um número definido de presas.

Variações:

  • Jogar em duplas ou grupos pequenos
  • Usar tabuleiro em papel para crianças desenharem e depois jogarem

No plano de aula:

Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos: Estimular raciocínio lógico e solução de problemas
Conteúdos: Jogos de regras e estratégias


3. Pintura com Urucum

Objetivo pedagógico: Explorar materiais naturais e ampliar repertório cultural
Faixa etária: A partir de 3 anos
Materiais necessários: Sementes de urucum ou tinta natural feita com urucum, pincéis ou cotonetes, folhas de papel kraft ou cartolina

Passo a passo:

  1. Apresente o urucum às crianças (mostre o fruto, se possível).
  2. Ajude-as a criar tinta com as sementes amassadas.
  3. Proponha que pintem livremente ou façam desenhos de símbolos indígenas.

Variações:

  • Fazer pinturas corporais supervisionadas
  • Trabalhar grafismos de diferentes etnias

No plano de aula:

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas
Objetivos: Explorar diferentes materiais e técnicas artísticas
Conteúdos: Pintura com pigmentos naturais e expressão cultural


4. Corrida com Tora (adaptada)

Inspirada no povo Karajá
Objetivo pedagógico: Trabalhar força, equilíbrio e cooperação
Faixa etária: A partir de 5 anos
Materiais: Tora leve (pode ser substituída por garrafa pet grande ou tubo de papelão grosso)

Passo a passo:

  1. Forme duplas ou trios.
  2. Cada grupo deve carregar a “tora” até o ponto marcado e voltar.
  3. Não pode deixar a tora cair ou rolar.

Variações:

  • Revezamento em equipe
  • Propor que gritem um grito de guerra antes de correr

No plano de aula:

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos
Objetivos: Estimular cooperação, força e equilíbrio
Conteúdos: Brincadeiras de corrida com objetos


5. Dança do Jabuti

Objetivo pedagógico: Trabalhar expressão corporal, escuta musical e respeito ao tempo do outro
Faixa etária: 3 a 6 anos
Materiais: Tambores ou som gravado de música indígena

Passo a passo:

  1. As crianças formam um círculo.
  2. Uma criança é o jabuti e caminha lentamente dentro do círculo.
  3. As demais acompanham com batidas no tambor no ritmo do jabuti.
  4. Após um tempo, outra criança assume o papel de jabuti.

Variações:

  • Trocar os papéis por outros animais indígenas
  • Usar fantasias simples com papel e tecido

No plano de aula:

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos / Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos: Ampliar repertório cultural, desenvolver ritmo e escuta ativa
Conteúdos: Danças tradicionais e dramatizações


6. Canto de Chamada

Objetivo pedagógico: Desenvolver linguagem oral, ritmo e atenção
Faixa etária: A partir de 4 anos
Materiais: Nenhum

Passo a passo:

  1. O professor canta uma frase em ritmo cadenciado: “Onde está o pequeno guerreiro?”
  2. As crianças respondem com rima ou imitam um som (como um animal da floresta).
  3. Repetir com variações: “Onde está a corajosa caçadora?”, etc.

Variações:

  • Trocar as falas por nomes de animais ou elementos da natureza
  • Trabalhar com nomes próprios das crianças

No plano de aula:

Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos: Estimular oralidade, criatividade e escuta ativa
Conteúdos: Jogos de linguagem e cantigas de chamada


7. Arremesso de lança (adaptado)

Objetivo pedagógico: Coordenação motora ampla, mira e concentração
Faixa etária: A partir de 5 anos
Materiais: Cabos de vassoura, alvos (como bambolês ou caixas decoradas)

Passo a passo:

  1. Monte os alvos no chão ou suspensos.
  2. Cada criança tenta acertar o alvo com o bastão (lança).
  3. Pode-se marcar pontos para cada acerto.

Variações:

  • Variação de distâncias
  • Criar desafios em equipe

No plano de aula:

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos
Objetivos: Desenvolver coordenação, força e foco
Conteúdos: Brincadeiras de arremesso e mira


8. Tecelagem com galhos

Objetivo pedagógico: Desenvolver coordenação fina, criatividade e vínculo com a natureza
Faixa etária: A partir de 4 anos
Materiais: Galhos em forma de Y, fios coloridos, retalhos, palha

Passo a passo:

  1. Entregue a estrutura de galho em Y para cada criança.
  2. Ensiná-las a trançar os fios criando formas simples.
  3. Deixe que explorem livremente os padrões.

Variações:

  • Usar fitas e tecidos naturais
  • Contar histórias enquanto tecem

No plano de aula:

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas
Objetivos: Estimular coordenação fina e criatividade
Conteúdos: Atividades de tecelagem e artesanato tradicional


9. Caminho da floresta

Objetivo pedagógico: Explorar noções de espaço, lateralidade e memorização
Faixa etária: 3 a 6 anos
Materiais: Folhas, pedras, galhos, cordas para formar o “caminho”

Passo a passo:

  1. Crie um circuito com os materiais representando uma trilha na floresta.
  2. As crianças devem seguir a ordem correta (pular nas folhas, desviar das pedras, etc).
  3. Repetir o circuito com os olhos vendados, guiados por um colega.

Variações:

  • Criar obstáculos e sons da floresta
  • Recontar a experiência oralmente

No plano de aula:

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos / Espaços e tempos
Objetivos: Desenvolver orientação espacial e memorização
Conteúdos: Percursos lúdicos com elementos da natureza


10. Caça ao som da natureza

Objetivo pedagógico: Estimular percepção auditiva e atenção
Faixa etária: A partir de 3 anos
Materiais: Gravações de sons da floresta (ou sons feitos com boca/instrumentos)

Passo a passo:

  1. O professor toca um som (por exemplo, de água, vento, ave).
  2. A criança deve apontar para a imagem correspondente ou imitar o som.
  3. Pode ser em forma de jogo coletivo ou individual.

Variações:

  • Inserir sons reais e sons inventados
  • Usar fantoches ou imagens

No plano de aula:

Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos: Desenvolver percepção auditiva e associação simbólica
Conteúdos: Sons da natureza e jogos de escuta


Conclusão

As brincadeiras indígenas para educação infantil são uma poderosa ferramenta para aproximar as crianças da riqueza cultural dos povos originários do Brasil. Mais do que atividades lúdicas, elas promovem respeito, empatia, consciência ambiental e pertencimento. Ao incluir essas brincadeiras no plano de aula do Dia dos Povos Indígenas, você estará oferecendo uma experiência pedagógica completa, significativa e alinhada à BNCC.

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