15 Atividades para o Dia do Trabalho na Educação Infantil

O Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, é uma excelente oportunidade para apresentar às crianças da educação infantil o valor do trabalho e das profissões de forma lúdica, educativa e alinhada com os objetivos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste artigo, você vai encontrar 15 atividades para o Dia do Trabalho na educação infantil, com ideias criativas para sala de aula, contextualizadas para a faixa etária e com foco em respeito, reconhecimento e vivência dos diferentes papéis sociais.

Todas as atividades incluem objetivo pedagógico, faixa etária, materiais, passo a passo e sugestões para o plano de aula.


1. Desfile das Profissões

Objetivo pedagógico: Reconhecer e valorizar diferentes profissões por meio da expressão corporal e oral.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Fantasias ou adereços que representem profissões (bombeiro, professor, médico, agricultor etc.)

Como fazer:

Organize um desfile em que cada criança se vista de uma profissão e, ao desfilar, diga qual é sua profissão e o que ela faz. Pode ser feito em sala ou como evento para os pais.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI03CG01) Expressar-se livremente, por meio da linguagem corporal, musical e oral.
  • Duração: 40 minutos
  • Avaliação: Observar a expressividade, compreensão das funções e participação.

2. Jogo da Memória das Profissões

Objetivo pedagógico: Trabalhar a memória visual e o reconhecimento das diferentes profissões.
Faixa etária recomendada: 3 a 5 anos
Materiais necessários: Cartas com imagens de profissões e objetos correspondentes (ex: médico e estetoscópio).

Como fazer:

Monte um jogo da memória com pares de cartas representando a profissão e seu instrumento. As crianças viram as cartas em busca dos pares.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI02EF01) Relacionar objetos, pessoas e situações do cotidiano.
  • Duração: 25 minutos
  • Avaliação: Observar a associação correta e o raciocínio lógico.

3. Oficinas Profissionais

Objetivo pedagógico: Vivenciar, por meio da brincadeira simbólica, atividades relacionadas a diferentes profissões.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Itens temáticos (tesouras de brinquedo, jaleco, pincel, ferramentas plásticas etc.)

Como fazer:

Organize “cantinhos de profissões” com objetos simbólicos. Exemplo: cantinho da enfermagem, da construção, da culinária. As crianças podem rodiziar entre os espaços.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI03EF06) Representar papéis sociais por meio do faz de conta.
  • Duração: 50 minutos
  • Avaliação: Observar a participação e a compreensão dos papéis desempenhados.

4. Histórias sobre Profissões

Objetivo pedagógico: Estimular a escuta e o reconhecimento das profissões por meio da literatura.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Livros infantis sobre profissões

Como fazer:

Leia histórias que abordem profissões (como “O que você vai ser quando crescer?”). Depois, promova uma roda de conversa sobre as funções de cada profissional.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI02EF06) Participar de rodas de conversa sobre experiências e histórias.
  • Duração: 30 minutos
  • Avaliação: Verificar a compreensão oral e o vocabulário sobre o tema.

5. Mural “Profissões dos Pais”

Objetivo pedagógico: Promover a valorização do trabalho familiar e a percepção de que toda profissão é importante.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Fotos dos pais/responsáveis, cartolina, cola, lápis de cor

Como fazer:

Peça para as crianças trazerem fotos ou desenhos dos pais em seus trabalhos. Construa um mural com essas imagens e converse sobre as atividades de cada um.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI03CG05) Reconhecer e valorizar a contribuição das pessoas no ambiente social.
  • Duração: 40 minutos
  • Avaliação: Observar o reconhecimento da profissão dos familiares e a valorização.

6. Cântico das Profissões

Objetivo pedagógico: Explorar a linguagem musical para reconhecer profissões e suas características.
Faixa etária recomendada: 2 a 5 anos
Materiais necessários: Letras de músicas temáticas, instrumentos musicais simples (chocalho, tambor etc.)

Como fazer:

Cante músicas que falem sobre profissões. Exemplo: “Meu pai é carpinteiro”, “A pipoqueira”, entre outras. As crianças podem criar músicas sobre as profissões de seus pais.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI02EF03) Participar de atividades musicais com interesse e iniciativa.
  • Duração: 20 a 30 minutos
  • Avaliação: Observar o envolvimento, a expressão e a compreensão dos temas.

7. Entrevista com Profissionais

Objetivo pedagógico: Aproximar as crianças das profissões do cotidiano escolar e comunitário.
Faixa etária recomendada: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Câmera ou celular, bloco de notas, perguntas simples

Como fazer:

Convide profissionais da escola (merendeira, porteiro, professor, zelador) para conversar com a turma. As crianças podem fazer perguntas e desenhar o que aprenderam.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI03CG03) Demonstrar interesse pelas profissões e seu papel social.
  • Duração: 40 minutos
  • Avaliação: Observar a participação, escuta e compreensão das respostas.

8. Jogo da Mímica das Profissões

Objetivo pedagógico: Desenvolver a expressão corporal e reconhecer profissões por meio de mímica.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Cartazes com profissões

Como fazer:

Uma criança tira uma carta e deve imitar o profissional representado sem falar. As outras tentam adivinhar.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI02CG04) Comunicar-se com expressões corporais.
  • Duração: 25 minutos
  • Avaliação: Observar a interpretação e a capacidade de identificar os papéis.

9. Painel “Quando eu crescer…”

Objetivo pedagógico: Estimular o sonho e a projeção de futuro por meio da arte e da fala.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Papel, lápis de cor, tinta, pincel, cartolina

Como fazer:

As crianças desenham o que querem ser quando crescer. Depois, expõem os desenhos em um mural coletivo.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI03EF01) Produzir desenhos a partir de temas diversos.
  • Duração: 30 minutos
  • Avaliação: Observar a relação entre o desenho e a profissão escolhida.

10. Cartinhas de Agradecimento

Objetivo pedagógico: Valorizar o trabalho dos profissionais da escola e da comunidade.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Papel, envelope, giz de cera, cola colorida

Como fazer:

Cada criança escreve ou desenha uma cartinha para um profissional da escola, agradecendo pelo trabalho. As cartinhas são entregues pessoalmente.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI03CG05) Demonstrar empatia e valorização pelas pessoas do convívio.
  • Duração: 30 minutos
  • Avaliação: Observar o reconhecimento e a afetividade nos registros.

11. Jogo do Alinhavo com Ferramentas

Objetivo pedagógico: Desenvolver a coordenação motora fina e reconhecer objetos de profissões.
Faixa etária recomendada: 3 a 5 anos
Materiais necessários: Moldes de papelão com desenhos de ferramentas, cadarços ou barbante

Como fazer:

Cada criança recebe um molde com furos contornando a imagem (ex: martelo, pincel, seringa) e deve alinhavar com o barbante.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI02ET03) Aperfeiçoar movimentos de preensão.
  • Duração: 25 minutos
  • Avaliação: Observar a precisão dos movimentos e a identificação dos objetos.

12. Quebra-Cabeça de Profissões

Objetivo pedagógico: Estimular o raciocínio lógico e a associação visual.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Peças de quebra-cabeça com imagens de profissões

Como fazer:

Distribua os quebra-cabeças e oriente a montagem em grupo. Ao final, conversem sobre a profissão representada.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI02EF01) Identificar elementos das imagens.
  • Duração: 30 minutos
  • Avaliação: Observar o raciocínio e o trabalho em equipe.

13. Cenas de Teatro com Profissões

Objetivo pedagógico: Desenvolver a expressão oral, criatividade e compreensão de funções sociais.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Fantasias simples ou adereços

Como fazer:

Forme pequenos grupos para encenar situações de profissões (médico cuidando de paciente, professor ensinando etc.). Cada grupo pode ensaiar e apresentar para os colegas.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI03EF06) Participar de dramatizações com criatividade.
  • Duração: 40 minutos
  • Avaliação: Observar a expressividade e compreensão dos papéis.

14. Visita Virtual ou Presencial a um Ambiente de Trabalho

Objetivo pedagógico: Compreender o ambiente de trabalho e suas funções.
Faixa etária recomendada: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Computador ou organização de passeio presencial

Como fazer:

Mostre um vídeo sobre um local de trabalho (hospital, obra, escola) ou organize uma visita simples. Converse com os profissionais sobre sua rotina.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI03CG03) Demonstrar interesse e curiosidade por diferentes ambientes e papéis sociais.
  • Duração: 1 hora
  • Avaliação: Observar a participa

15. Dominó das Profissões

Objetivo pedagógico: Relacionar imagens de profissões com seus respectivos instrumentos de trabalho.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Peças de dominó confeccionadas com imagens de profissões e ferramentas (ex: bombeiro – mangueira, padeiro – forno)

Como fazer:

Monte um jogo de dominó com figuras de um lado e ferramentas ou ambientes de trabalho do outro. As crianças devem conectar corretamente cada profissão ao seu elemento correspondente.

Sugestão para o plano de aula:

  • Habilidade da BNCC: (EI03EF02) Estabelecer relações de causa e consequência nas ações do cotidiano.
  • Duração: 30 minutos
  • Avaliação: Observar a lógica, a associação correta e a cooperação entre os participantes.

Considerações Finais

O Dia do Trabalho é uma oportunidade rica para trabalhar temas sociais, culturais e éticos na educação infantil. Ao propor atividades lúdicas e educativas sobre as profissões, os professores contribuem para que as crianças desenvolvam valores como respeito, empatia, cooperação e admiração pelos diferentes papéis profissionais na sociedade.

Além disso, ao alinhar as propostas pedagógicas à BNCC, garantimos que o conteúdo esteja conectado ao desenvolvimento integral da criança, respeitando sua curiosidade natural e ampliando sua visão de mundo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com outros professores da sua escola e enriqueça o planejamento pedagógico para o Dia do Trabalho!

Publicar comentário

Você pode ter perdido