10 Brincadeiras para o Dia das Mães na Educação Infantil

O Dia das Mães é uma das datas mais significativas no calendário escolar da educação infantil. Celebrar esse momento com brincadeiras criativas é uma forma especial de valorizar os laços familiares e promover vivências afetivas entre as crianças e suas mães. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 brincadeiras para o Dia das Mães na educação infantil, todas com foco pedagógico, descritas passo a passo e adaptadas para planos de aula.

Este artigo foi escrito com foco em SEO, otimizando o uso da palavra-chave “brincadeiras para o Dia das Mães na educação infantil” para gerar mais tráfego orgânico para seu blog.


1. Desfile das Mães e Filhos

Objetivo pedagógico: Estimular a autoestima, a expressão corporal e o vínculo afetivo.
Faixa etária recomendada: A partir de 4 anos
Materiais necessários: Pedaços de tecido, bijuterias, chapéus, lenços e uma música animada.

Como fazer:

Monte um “tapete vermelho” na sala ou no pátio. Cada criança escolhe uma roupa ou acessório para usar com sua mãe. Ao som da música, elas desfilam de mãos dadas, mostrando suas “fantasias”.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Expressão corporal e identidade.
  • Habilidades da BNCC: (EI03CG01) Expressar suas emoções, necessidades e sentimentos nas interações e brincadeiras.
  • Avaliação: Participação ativa, interação e envolvimento afetivo.

2. Quem é Minha Mãe?

Objetivo pedagógico: Trabalhar percepção auditiva, memória e laço afetivo.
Faixa etária recomendada: 3 a 5 anos
Materiais necessários: Venda para os olhos.

Como fazer:

Venda os olhos de uma criança e alinhe as mães em uma fileira. Cada mãe diz uma frase simples (como “eu te amo”) e a criança tenta adivinhar qual é sua mãe apenas pela voz.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Audição e vínculos familiares.
  • Habilidades da BNCC: (EI02ET05) Reconhecer-se como membro de uma família.
  • Avaliação: Capacidade de escuta atenta e identificação vocal.

3. Caça ao Tesouro do Amor

Objetivo pedagógico: Estimular o raciocínio lógico, trabalho em equipe e expressão afetiva.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Pistas escritas ou com desenhos, corações de papel, uma “surpresa” no final (cartinhas, bombons, desenhos).

Como fazer:

Organize uma trilha com pistas que levam a um tesouro final: uma caixa com mensagens feitas pelas crianças para suas mães. As pistas podem ser dadas em formato de charadas ou desenhos.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Coordenação, resolução de problemas e afetividade.
  • Habilidades da BNCC: (EI03TS01) Formular e testar hipóteses.
  • Avaliação: Interação com o grupo e compreensão das pistas.

4. Dança das Cadeiras Afetiva

Objetivo pedagógico: Estimular a escuta, o movimento corporal e o respeito pelas regras.
Faixa etária recomendada: A partir de 4 anos
Materiais necessários: Cadeiras e música suave.

Como fazer:

Versão adaptada da tradicional brincadeira. Ao parar a música, todos precisam sentar-se, mas ninguém é eliminado. Em vez disso, mãe e filho se abraçam e trocam um carinho (palavra ou gesto).

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Coordenação motora ampla e relações afetivas.
  • Habilidades da BNCC: (EI03CG04) Demonstrar empatia nas interações sociais.
  • Avaliação: Participação ativa e expressão de carinho.

5. Mãe Artista, Filho Pintor

Objetivo pedagógico: Desenvolver a coordenação motora fina e a expressão artística.
Faixa etária recomendada: 2 a 5 anos
Materiais necessários: Papel kraft, tintas atóxicas, pincéis, camisetas velhas ou aventais.

Como fazer:

A criança desenha ou pinta no papel e a mãe complementa a obra. Ao final, a dupla assina e a obra é exposta na escola.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Artes visuais e colaboração.
  • Habilidades da BNCC: (EI02EF03) Expressar-se livremente por meio das artes visuais.
  • Avaliação: Participação na atividade e originalidade das produções.

6. Caixa do Abraço Surpresa

Objetivo pedagógico: Estimular a sensibilidade tátil e o reconhecimento pelo tato.
Faixa etária recomendada: 3 a 5 anos
Materiais necessários: Caixa de papelão com dois buracos para as mãos.

Como fazer:

A criança coloca as mãos na caixa e tenta reconhecer sua mãe por um toque suave (abraço de mãos, anéis, textura da pele). Ao adivinhar, sai da caixa para dar um abraço real.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Percepção sensorial e reconhecimento.
  • Habilidades da BNCC: (EI02ET03) Utilizar os sentidos nas interações com objetos e pessoas.
  • Avaliação: Interesse, participação e reconhecimento correto.

7. Roda do Eu Te Amo

Objetivo pedagógico: Trabalhar a oralidade, escuta e afeto.
Faixa etária recomendada: Todas as idades
Materiais necessários: Nenhum.

Como fazer:

Forme uma roda com as crianças e mães. Um por um, cada filho deve dizer uma frase carinhosa para sua mãe e receber uma resposta afetiva dela.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Linguagem oral e vínculo familiar.
  • Habilidades da BNCC: (EI01EO03) Expressar sentimentos e desejos por meio da linguagem oral.
  • Avaliação: Participação espontânea e envolvimento emocional.

8. Estátua do Carinho

Objetivo pedagógico: Desenvolver a atenção, o autocontrole e o contato afetivo.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Música calma.

Como fazer:

Ao som da música, mães e filhos dançam juntos. Quando a música parar, todos devem congelar na posição de “abraço” ou “carinho”.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Coordenação motora e escuta.
  • Habilidades da BNCC: (EI03CG02) Coordenar suas ações com as dos outros.
  • Avaliação: Capacidade de atenção e sincronia.

9. Teatro da Minha Mãe

Objetivo pedagógico: Incentivar a imaginação, a oralidade e o reconhecimento familiar.
Faixa etária recomendada: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Fantasias simples, fantoches ou elementos simbólicos.

Como fazer:

As crianças criam pequenas cenas que representam situações do dia a dia com suas mães. Pode ser apresentado como um teatrinho para as mães assistirem.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Imaginar, representar e comunicar.
  • Habilidades da BNCC: (EI03EF04) Criar narrativas orais a partir de experiências pessoais.
  • Avaliação: Participação, criatividade e articulação de ideias.

10. Culinária Afetiva: Receita da Minha Mãe

Objetivo pedagógico: Desenvolver noções de medidas, oralidade e memória afetiva.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Ingredientes simples (comunicar os pais antes), utensílios de plástico, papel para escrever a receita.

Como fazer:

As crianças e as mães preparam juntas uma receita simples (biscoito, bolo, salada de frutas). Durante a preparação, a criança conta o que mais gosta da comida da mãe. Ao final, todos compartilham.

Sugestão para plano de aula:

  • Conteúdo trabalhado: Linguagem oral, noção de quantidade e memória afetiva.
  • Habilidades da BNCC: (EI03ET04) Realizar atividades que envolvam planejamento e execução.
  • Avaliação: Envolvimento, comunicação e trabalho conjunto.

Conclusão

As brincadeiras para o Dia das Mães na educação infantil vão muito além da diversão. Elas são oportunidades de fortalecer vínculos, estimular o desenvolvimento infantil e criar memórias afetivas duradouras. Com essas 10 ideias, você pode montar um plano de aula completo e significativo para celebrar essa data especial.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outros educadores e ajude a espalhar inspiração!

Publicar comentário

Você pode ter perdido