8 Presentes Criativos Feitos pelas Crianças para o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data carregada de significado afetivo, e na educação infantil, representa uma oportunidade única de trabalhar valores como gratidão, amor e carinho. Criar presentes feitos pelas próprias crianças é uma forma de valorizar a expressão emocional, desenvolver habilidades manuais e promover o vínculo com a família. Neste artigo, você vai conhecer 8 ideias de presentes criativos para o Dia das Mães que podem ser inseridas diretamente em planos de aula da educação infantil, com objetivos claros, alinhamento à BNCC e materiais acessíveis.


1. Cartão Abraço da Mamãe

Objetivo pedagógico: Trabalhar a coordenação motora fina e a expressão de sentimentos.

Faixa etária recomendada: A partir de 2 anos

Materiais necessários: Papel cartão, canetinhas, tinta guache, fita adesiva e tesoura.

Como fazer:

  1. A criança contorna as mãos em folhas coloridas e recorta.
  2. As mãos são coladas nas extremidades de uma tira longa de papel, representando um “abraço”.
  3. No centro, a criança escreve ou dita uma mensagem carinhosa para a mãe.

Plano de aula:

  • Conteúdo: Linguagem visual e afetividade.
  • BNCC: EI02EF03 (Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando materiais variados).
  • Avaliação: Participação na produção e intencionalidade no gesto afetivo.

2. Porta-Retrato com Palitos de Picolé

Objetivo pedagógico: Desenvolver habilidades de recorte, colagem e sentido estético.

Faixa etária recomendada: A partir de 3 anos

Materiais necessários: Palitos de picolé, cola, papelão, tinta, lantejoulas, botões, fitas.

Como fazer:

  1. Monte uma moldura com os palitos de picolé.
  2. Pinte e decore como desejar.
  3. Cole no fundo de papelão, deixando espaço para colocar uma foto ou desenho da criança com a mãe.

Plano de aula:

  • Conteúdo: Artes visuais e coordenação motora fina.
  • BNCC: EI02CG01 (Coordenar suas habilidades manuais no uso de materiais diversos).
  • Avaliação: Criatividade, acabamento e envolvimento na confecção.

3. Vasinho do Amor

Objetivo pedagógico: Estimular o cuidado com a natureza e o carinho familiar.

Faixa etária recomendada: A partir de 4 anos

Materiais necessários: Copo de iogurte, tinta, terra, muda de planta (ou semente), papel colorido.

Como fazer:

  1. A criança pinta e decora o copinho.
  2. Coloca terra e planta a mudinha.
  3. Faz uma plaquinha com frase como “Para a melhor mãe do mundo!” e insere no vasinho.

Plano de aula:

  • Conteúdo: Natureza e sociedade.
  • BNCC: EI03ET07 (Participar de atividades relacionadas ao cuidado com plantas).
  • Avaliação: Interesse pela atividade e compreensão da simbologia do presente.

4. Caixa do Carinho

Objetivo pedagógico: Incentivar a linguagem escrita e a expressão emocional.

Faixa etária recomendada: 5 a 6 anos

Materiais necessários: Caixa de papelão, papel colorido, canetinhas, fitas.

Como fazer:

  1. Cada criança decora uma pequena caixa com desenhos e mensagens.
  2. Dentro, coloca papéis com frases de carinho: “Eu te amo”, “Obrigado por cuidar de mim”.
  3. A caixa é entregue como um presente de valor emocional.

Plano de aula:

  • Conteúdo: Linguagem escrita e valores.
  • BNCC: EI03EO02 (Expressar sentimentos por meio de desenhos e palavras).
  • Avaliação: Compreensão da atividade e autenticidade nas mensagens.

5. Medalha da Melhor Mamãe

Objetivo pedagógico: Reconhecer e valorizar o papel da mãe de forma lúdica.

Faixa etária recomendada: 3 a 5 anos

Materiais necessários: Papel dourado, fita de cetim, cola, glitter, tesoura.

Como fazer:

  1. A criança recorta um círculo e escreve “Melhor Mamãe do Mundo”.
  2. Decora com glitter e cola uma fita para ser usada no pescoço.

Plano de aula:

  • Conteúdo: Simbolismo e valores sociais.
  • BNCC: EI02EO04 (Demonstrar sentimentos de gratidão e reconhecimento).
  • Avaliação: Participação e compreensão simbólica do objeto.

6. Imã de Geladeira com Pegada

Objetivo pedagógico: Trabalhar identidade, autoimagem e coordenação.

Faixa etária recomendada: 2 a 4 anos

Materiais necessários: Massa de biscuit ou argila, tinta, imã, cola.

Como fazer:

  1. A criança faz uma pegada ou impressão da mão na massa.
  2. Decora e cola um imã no verso.

Plano de aula:

  • Conteúdo: Identidade e artes.
  • BNCC: EI01EF01 (Perceber partes do corpo e reconhecer sua imagem).
  • Avaliação: Participação e identificação da criança com a atividade.

7. Marcador de Páginas Personalizado

Objetivo pedagógico: Trabalhar a criatividade e o respeito à cultura do outro.

Faixa etária recomendada: A partir de 4 anos

Materiais necessários: Papel resistente, fitas, canetinhas, contact, foto da criança (opcional).

Como fazer:

  1. A criança cria um marcador com desenhos, colagens e frases.
  2. Pode plastificar com contact para maior durabilidade.

Plano de aula:

  • Conteúdo: Artes e leitura.
  • BNCC: EI03EF03 (Produzir trabalhos de arte que expressem ideias e sentimentos).
  • Avaliação: Criatividade e envolvimento afetivo.

8. Livrinho da Mamãe

Objetivo pedagógico: Desenvolver a linguagem oral e escrita e promover a memória afetiva.

Faixa etária recomendada: 5 a 6 anos

Materiais necessários: Folhas de papel, grampeador, canetas, desenhos.

Como fazer:

  1. Cada página do livrinho traz um tema: “Minha mãe gosta de…”, “Minha mãe me ensina…”.
  2. A criança desenha e escreve (ou dita para a professora escrever).

Plano de aula:

  • Conteúdo: Leitura e escrita inicial.
  • BNCC: EI03EO04 (Relatar experiências e sentimentos por meio de diferentes linguagens).
  • Avaliação: Clareza na expressão das ideias e participação.

Essas ideias de presentes para o Dia das Mães são mais do que simples lembrancinhas. Elas carregam valor afetivo, promovem o desenvolvimento integral da criança e envolvem a família no processo educativo. Ao incluir essas propostas em seu planejamento, o educador contribui para a formação de sujeitos sensíveis, criativos e conscientes da importância dos laços afetivos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com outros educadores e enriqueça ainda mais o Dia das Mães na educação infantil!

Publicar comentário

Você pode ter perdido