15 Brincadeiras Lúdicas para o Dia das Crianças que Estimulam o Desenvolvimento Emocional

Introdução

Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é uma oportunidade única para valorizar a infância e promover experiências que unam diversão, aprendizado e desenvolvimento socioemocional. Mais do que oferecer lembrancinhas ou festas, a data pode ser um momento riquíssimo para trabalhar habilidades essenciais como:

  • Empatia: compreender os sentimentos do outro.
  • Cooperação: aprender a agir em conjunto, respeitando regras e compartilhando.
  • Autoconfiança: acreditar nas próprias capacidades.
  • Expressão de sentimentos: reconhecer, nomear e comunicar emoções.

Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), esses aspectos fazem parte do campo de experiência “O eu, o outro e o nós”, essencial para o desenvolvimento integral das crianças.

Neste artigo, você vai conhecer 15 brincadeiras lúdicas para o Dia das Crianças, fáceis de aplicar, divertidas e com forte impacto no desenvolvimento emocional.


1. Caixa das Emoções

Objetivo pedagógico: Reconhecer e nomear diferentes sentimentos.
Faixa etária: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Caixa decorada, cartões com rostos expressando alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa.

Como brincar:

  1. Cada criança retira um cartão da caixa.
  2. Deve imitar a expressão ou contar uma situação em que sentiu aquela emoção.
  3. O grupo comenta como lidar com esse sentimento de forma saudável.

Variação: Usar espelhos para que as crianças façam suas próprias expressões.

No plano de aula: Campo O eu, o outro e o nós. Descrição: atividade de roda de conversa e dramatização, desenvolvendo reconhecimento e expressão de sentimentos.


2. Corrente da Amizade

Objetivo pedagógico: Fortalecer laços de cooperação e empatia.
Faixa etária: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Cordões ou fitas coloridas.

Como brincar:

  1. Crianças e familiares (se possível) dão as mãos ou seguram fitas formando uma corrente.
  2. Passam de mão em mão um objeto (bola, bichinho de pelúcia) sem deixá-lo cair.
  3. Cada vez que completam o percurso, todos comemoram juntos.

Variação: Aumentar o número de objetos passando ao mesmo tempo.

No plano de aula: Campo Corpo, gestos e movimentos + O eu, o outro e o nós. Descrição: brincadeira cooperativa que desenvolve atenção, união e empatia.


3. Histórias com Sentimentos

Objetivo pedagógico: Estimular criatividade e reflexão sobre emoções.
Faixa etária: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Cartões com palavras de sentimentos (alegria, medo, tristeza, coragem, amor).

Como brincar:

  1. O professor inicia uma história curta.
  2. Cada criança sorteia uma palavra e deve acrescentar algo à narrativa relacionado ao sentimento.

Variação: Transformar a história em dramatização coletiva.

No plano de aula: Campo Escuta, fala, pensamento e imaginação. Descrição: atividade de contação de histórias colaborativa para trabalhar linguagem e expressão emocional.


4. Espelho da Empatia

Objetivo pedagógico: Incentivar empatia e reconhecimento de gestos.
Faixa etária: 3 a 5 anos
Materiais necessários: Nenhum.

Como brincar:

  1. Em duplas, uma criança faz movimentos e expressões.
  2. A outra deve imitá-la como um espelho.
  3. Depois trocam os papéis.

Variação: Fazer em grupos, transformando em “espelhos múltiplos”.

No plano de aula: Campo Corpo, gestos e movimentos. Descrição: atividade corporal em dupla para estimular atenção e empatia.


5. O Correio da Amizade

Objetivo pedagógico: Trabalhar autoestima e valorização do outro.
Faixa etária: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Cartões coloridos, caixa decorada, canetinhas.

Como brincar:

  1. Cada criança escreve (ou desenha) uma mensagem positiva para um colega.
  2. Colocam na caixa e o professor distribui no final.

Variação: As mensagens podem ser faladas em roda, reforçando os vínculos.

No plano de aula: Campo O eu, o outro e o nós. Descrição: dinâmica afetiva para fortalecer empatia e valorização das relações.


6. Caminho da Cooperação

Objetivo pedagógico: Incentivar o trabalho em equipe.
Faixa etária: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Cones, cordas, bambolês.

Como brincar:

  1. Monte um circuito de obstáculos.
  2. As crianças devem percorrê-lo em dupla, ajudando-se mutuamente.

Variação: Fazer em trios, estimulando ainda mais a cooperação.

No plano de aula: Campo Corpo, gestos e movimentos. Descrição: atividade motora com foco em trabalho coletivo e cooperação.


7. Jogo do Respeito

Objetivo pedagógico: Refletir sobre atitudes cidadãs e de convivência.
Faixa etária: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Cartões com situações do dia a dia.

Como brincar:

  1. O professor lê situações (ex: “um amigo caiu e se machucou”).
  2. As crianças discutem qual seria a atitude correta.

Variação: Representar as situações em dramatizações rápidas.

No plano de aula: Campo O eu, o outro e o nós. Descrição: jogo reflexivo para estimular cidadania e respeito mútuo.


8. Teatro das Emoções

Objetivo pedagógico: Expressar sentimentos por meio da dramatização.
Faixa etária: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Fantasias simples, máscaras ou acessórios.

Como brincar:

  1. Cada grupo representa uma emoção (alegria, tristeza, medo, raiva).
  2. Os colegas tentam adivinhar qual é a emoção apresentada.

Variação: Criar pequenas histórias que envolvam diferentes sentimentos.

No plano de aula: Campo Escuta, fala, pensamento e imaginação. Descrição: atividade teatral para desenvolver expressão emocional e criatividade.


9. Jogo das Qualidades

Objetivo pedagógico: Fortalecer autoestima e autoconfiança.
Faixa etária: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Cartões em branco, canetinhas.

Como brincar:

  1. Cada criança escreve ou desenha uma qualidade sua.
  2. Depois, o grupo compartilha e valoriza o que cada um colocou.

Variação: As qualidades podem ser escritas pelos colegas sobre a criança.

No plano de aula: Campo O eu, o outro e o nós. Descrição: atividade reflexiva para reforçar autoestima.


10. Roda da Gratidão

Objetivo pedagógico: Desenvolver senso de gratidão e expressão positiva.
Faixa etária: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Bola ou objeto pequeno.

Como brincar:

  1. As crianças passam a bola em roda.
  2. Quem estiver com a bola deve dizer algo pelo qual é grato.

Variação: Ampliar para incluir familiares em um evento especial.

No plano de aula: Campo O eu, o outro e o nós. Descrição: atividade em roda para estimular gratidão e expressão oral.


11. Dinâmica do Barquinho

Objetivo pedagógico: Trabalhar união e cooperação em desafios coletivos.
Faixa etária: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Cordas ou bambolês representando “barcos”.

Como brincar:

  1. Divida o espaço em círculos (barcos).
  2. As crianças devem entrar juntas em cada barco sem “afundar” (sair do círculo).
  3. O círculo vai diminuindo, exigindo maior cooperação.

Variação: Usar músicas para aumentar o clima da brincadeira.

No plano de aula: Campo Corpo, gestos e movimentos. Descrição: dinâmica coletiva que estimula cooperação e solução de problemas.


12. Mural dos Sentimentos

Objetivo pedagógico: Incentivar expressão artística e emocional.
Faixa etária: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Cartolina grande, revistas, tesoura sem ponta, cola, lápis de cor.

Como brincar:

  1. Cada criança desenha ou recorta imagens que representem um sentimento.
  2. Colam tudo em um mural coletivo.

Variação: Organizar murais temáticos (um só de alegria, outro de amizade).

No plano de aula: Campo Traços, sons, cores e formas. Descrição: atividade artística para expressão de emoções.


13. A Ponte da Confiança

Objetivo pedagógico: Trabalhar autoconfiança e confiança nos colegas.
Faixa etária: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Cordas ou colchonetes para simular uma ponte.

Como brincar:

  1. Uma criança passa pela “ponte” de olhos vendados.
  2. O colega guia com instruções verbais até o final.

Variação: Fazer em duplas e depois trocar os papéis.

No plano de aula: Campo O eu, o outro e o nós. Descrição: brincadeira em dupla para estimular confiança e cooperação.


14. Corrida da Cooperação

Objetivo pedagógico: Desenvolver trabalho em dupla e coordenação.
Faixa etária: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Lenços ou cordas para amarrar as pernas das crianças em duplas.

Como brincar:

  1. Em duplas, as crianças têm as pernas unidas.
  2. Precisam correr até a linha de chegada em conjunto.

Variação: Montar percursos com pequenos obstáculos.

No plano de aula: Campo Corpo, gestos e movimentos. Descrição: corrida cooperativa que estimula coordenação e trabalho em equipe.


15. A Estátua da Emoção

Objetivo pedagógico: Trabalhar percepção corporal e sentimentos.
Faixa etária: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Música ambiente.

Como brincar:

  1. As crianças dançam ao som da música.
  2. Quando a música parar, o professor diz uma emoção (alegria, tristeza, medo).
  3. As crianças devem se transformar em estátuas que representem esse sentimento.

Variação: Pedir que um colega tente adivinhar a emoção representada.

No plano de aula: Campo Corpo, gestos e movimentos + Escuta, fala, pensamento e imaginação. Descrição: brincadeira corporal que une música e expressão de sentimentos.


Como descrever no plano de aula

Na hora de registrar, siga esse modelo:

  • Tema: Brincadeiras lúdicas para o Dia das Crianças com foco no desenvolvimento emocional.
  • Objetivos: Estimular empatia, cooperação, autoconfiança e expressão de sentimentos.
  • Campos de experiência da BNCC:
    • O eu, o outro e o nós
    • Corpo, gestos e movimentos
    • Traços, sons, cores e formas
    • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Materiais: Especificar de acordo com a atividade.
  • Metodologia: Breve descrição da dinâmica.
  • Avaliação: Observar engajamento, cooperação, respeito às regras e capacidade de expressar sentimentos.

Conclusão

Dia das Crianças é muito mais do que uma festa: é uma oportunidade para enriquecer o processo educativo e promover experiências de grande impacto emocional.

As 15 brincadeiras lúdicas apresentadas neste artigo podem ser adaptadas a diferentes contextos escolares e familiares. Além de divertirem, ajudam a construir competências essenciais: empatia, cooperação, autoconfiança e expressão de sentimentos.

Ao incluir essas propostas em seu plano de aula, você garante momentos de alegria, aprendizado e fortalecimento dos vínculos afetivos.

Compartilhe este artigo com outros professores e ajude a espalhar ideias que tornam o brincar ainda mais significativo na educação infantil!

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