12 Brincadeiras que Estimulam a Psicomotricidade na Educação Infantil
A psicomotricidade é uma área fundamental no desenvolvimento infantil, especialmente nos primeiros anos de vida, quando a criança está construindo as bases para o movimento, a linguagem, a percepção espacial, o equilíbrio e a coordenação motora. Por isso, neste artigo, você vai encontrar 12 brincadeiras que estimulam a psicomotricidade na educação infantil, prontas para serem aplicadas em sala de aula ou em espaços de aprendizagem.
Cada atividade foi elaborada com base em objetivos pedagógicos claros, detalhando faixa etária, materiais necessários e sugestões para o plano de aula, de forma a ajudar professores e educadores a incluí-las com facilidade no cotidiano escolar.
1. Circuito de Obstáculos
Objetivo pedagógico: Desenvolver a coordenação motora ampla, equilíbrio, lateralidade e percepção espacial.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Bambolês, cones, almofadas, cordas, fitas adesivas no chão.
Como fazer:
Monte um circuito no espaço externo ou sala ampla com diversos desafios: pular dentro dos bambolês, andar sobre a corda como se fosse uma linha, contornar cones, rastejar sob mesas. O percurso deve ser adaptado à faixa etária.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento de necessidades e no desenvolvimento de jogos e brincadeiras.
- Duração: 30 minutos
- Avaliação: Observar a participação, coordenação motora e capacidade de seguir sequências.
2. Estátua Musical
Objetivo pedagógico: Trabalhar equilíbrio, atenção, controle inibitório e noção de ritmo.
Faixa etária recomendada: 3 a 5 anos
Materiais necessários: Aparelho de som ou celular com música infantil animada.
Como fazer:
As crianças dançam livremente enquanto a música toca. Quando a música para, elas devem congelar na posição em que estavam. Quem se mexer, sai ou recomeça.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI02ET04) Reproduzir, com o corpo, movimentos diversos como correr, saltar, rolar, girar, dançar.
- Duração: 20 minutos
- Avaliação: Verificar o controle corporal e a percepção auditiva das crianças.
3. Pega-Pega dos Animais
Objetivo pedagógico: Estimular a imaginação, coordenação motora e agilidade.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Espaço amplo, cartazes com imagens de animais.
Como fazer:
Cada criança escolhe um animal e deve se movimentar imitando seus gestos. O pegador também deve imitar um animal. A perseguição acontece conforme os movimentos característicos.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI03CG03) Reconhecer suas sensações, necessidades e emoções.
- Duração: 30 minutos
- Avaliação: Observar a criatividade nos movimentos e a interação social.
4. Jogo das Cores no Chão
Objetivo pedagógico: Trabalhar percepção visual, lateralidade, atenção e agilidade.
Faixa etária recomendada: 3 a 5 anos
Materiais necessários: Papel colorido, fita adesiva.
Como fazer:
Cole folhas coloridas no chão com certa distância entre elas. Diga o nome de uma cor e uma parte do corpo (ex: “azul com o pé”), e a criança deve tocar a cor indicada com a parte do corpo correspondente.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI02ET02) Deslocar-se com destreza no espaço ao engatinhar, caminhar, correr, saltar etc.
- Duração: 25 minutos
- Avaliação: Observar o tempo de resposta e a coordenação nas respostas corporais.
5. Dança com Balões
Objetivo pedagógico: Estimular ritmo, coordenação motora ampla e percepção espacial.
Faixa etária recomendada: 2 a 5 anos
Materiais necessários: Balões coloridos e música.
Como fazer:
Cada criança segura um balão e deve dançar com ele, sem deixar cair. Pode-se variar: segurar com a testa, entre os joelhos, com uma mão etc.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI01ET03) Explorar diferentes formas de expressão corporal.
- Duração: 20 minutos
- Avaliação: Avaliar o controle corporal e a criatividade nos movimentos.
6. Corrida do Ovo na Colher
Objetivo pedagógico: Desenvolver a coordenação motora fina e o equilíbrio.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Colheres e bolas de pingue-pongue (ou ovos cozidos).
Como fazer:
Cada criança deve atravessar um percurso curto equilibrando a bola na colher. Pode ser feita em duplas ou individualmente.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI03ET02) Controlar movimentos do corpo em atividades que exijam força, velocidade e resistência.
- Duração: 30 minutos
- Avaliação: Observar o controle motor e a persistência diante do desafio.
7. Espelho Mágico
Objetivo pedagógico: Estimular a percepção corporal, lateralidade e imitação.
Faixa etária recomendada: 3 a 6 anos
Materiais necessários: Nenhum
Como fazer:
As crianças formam duplas. Uma é o espelho e a outra realiza movimentos corporais. O “espelho” deve imitar com precisão. Depois trocam de papéis.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI03CG04) Demonstrar imagem positiva de si e confiáncia em sua capacidade para enfrentar dificuldades.
- Duração: 20 minutos
- Avaliação: Avaliar a atenção e a precisão na imitação dos movimentos.
8. Caminho Sensorial
Objetivo pedagógico: Estimular a percepção tátil, coordenação e equilíbrio.
Faixa etária recomendada: 2 a 6 anos
Materiais necessários: Bandejas com areia, arroz, algodão, grama artificial, papel bolha, tecidos.
Como fazer:
Monte um caminho com diferentes texturas. As crianças devem caminhar descalças sobre ele, explorando as sensações.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI01ET01) Explorar espaços, materiais e objetos com o corpo.
- Duração: 30 minutos
- Avaliação: Observar as reações sensoriais e expressão corporal.
9. Arremesso ao Alvo
Objetivo pedagógico: Trabalhar coordenação visomotora e controle da força.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Bolinhas de papel ou tecido, caixas ou cestos como alvo.
Como fazer:
As crianças devem jogar as bolinhas dentro do alvo a certa distância. Pode-se marcar pontos para estimular o desafio.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI03ET02) Controlar movimentos em atividades que envolvam força e precisão.
- Duração: 25 minutos
- Avaliação: Observar a pontaria e progressão no controle motor.
10. Pula-Corda Coletivo
Objetivo pedagógico: Desenvolver ritmo, agilidade, coordenação e noção de tempo.
Faixa etária recomendada: 5 a 6 anos
Materiais necessários: Corda longa
Como fazer:
Duas crianças ou adultos giram a corda enquanto outras pulam. Pode-se cantar cantigas durante a atividade.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI03ET03) Experimentar diferentes movimentos corporais no ritmo de músicas.
- Duração: 30 minutos
- Avaliação: Observar o entrosamento, ritmo e sincronismo dos saltos.
11. Brincadeira da Sombra
Objetivo pedagógico: Trabalhar coordenação, percepção visual e noção de espaço.
Faixa etária recomendada: 2 a 5 anos
Materiais necessários: Lâmpada ou luz natural forte
Como fazer:
Projete a sombra das crianças na parede ou no chão. Elas devem criar movimentos que desenhem formas com a sombra. Pode-se imitar animais ou formas geométricas.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI02CG01) Observar suas características físicas e corporais.
- Duração: 20 minutos
- Avaliação: Observar a expressividade e imaginação.
12. Caminho das Formas
Objetivo pedagógico: Estimular noções de geometria, coordenação e organização espacial.
Faixa etária recomendada: 4 a 6 anos
Materiais necessários: Fitas adesivas coloridas ou EVA com formas geométricas.
Como fazer:
Monte um caminho com quadrados, círculos, triângulos no chão. As crianças devem seguir uma sequência de formas, pisando apenas nas indicadas.
Sugestão para o plano de aula:
- Habilidade da BNCC: (EI03ET01) Aperfeiçoar movimentos de preensão, encaixe e deslocamentos diversos.
- Duração: 25 minutos
- Avaliação: Verificar o reconhecimento das formas e a organização motora.
Considerações Finais
As atividades de psicomotricidade são essenciais para o pleno desenvolvimento das crianças na educação infantil. Ao propor essas brincadeiras em sala de aula, o educador contribui para o amadurecimento motor, cognitivo e emocional dos pequenos, alinhando sua prática às diretrizes da BNCC.
Gostou das ideias? Compartilhe este post com outros professores e enriqueça os momentos de brincadeira e aprendizagem na sua escola!
Publicar comentário